Excursão
14 e 15/11/2022
Saída da ESALQ.
Limitadas!
40 vagas
(mínimo de 10 inscritos)
24 horas
Prof. Dr. Francisco Sérgio Bernardes Ladeira (IGE/UNICAMP) e Profa. Dra. Selma Simões de Castro (LSO/ESALQ/USP)
Até 01/09/2022 - R$ 200,00 Após 01/09/2022 - R$ 250,00
São Pedro é uma estância climática localizada na região central do estado de São Paulo a 39 km da cidade de Piracicaba, no sopé da serra homônima. A serra apresenta escarpas que a separam da denominada Depressão Periférica Paulista (caracterizada especialmente por sedimentos do Permiano ao Jurássico) e o Planalto Ocidental Paulista (caracterizado pelos sedimentos Cretáceos do Grupo Bauru). A cuesta propriamente dita é sustentada pelas formações Serra Geral (basaltos) e Botucatu (arenitos silicificados). Localmente, nas porções mais elevadas do reverso da cuesta afloram os sedimentos paleógenos da Formação Itaqueri e na base da cuesta, recobrindo a superfície, ocorrem depósitos quaternários.
A excursão tem por objetivo geral mostrar aos participantes as microestruturas indicadoras de pedogênese de solos representativos da região, desenvolvidos sobre rochas sedimentares e basálticas da Bacia Sedimentar do Paraná, que testemunham a compreensão da evolução morfopedológica das paisagens da região.
O roteiro prevê no 1º dia paradas nos perfis de Neossolo Quartzarênico órtico, de Latossolo Vermelho Amarelo e Argissolo Vermelho Amarelo e trecho com as cascalheiras de terraços fluviais escalonados do glacis de São Pedro. No 2º dia as paradas serão em perfis de Latossolo Amarelo, Plintossolo e paleossolos silicificados das Serras de São Pedro e Itaqueri.
Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela, Dr. Marcos Roberto Pinheiro, ambos do Laboratório de Pedologia do Departamento de Geografia da USP, Prof. Dra. Sheila Aparecida Correia Furquim da UNIFESP e André Mateus Barreiros.