Excursão

Micromorfologia da pedogênese e da paleopedogênese e suas relações com a morfogênese na região de São Pedro/SP

14 e 15/11/2022

Local

Saída da ESALQ.

Vagas

Limitadas!
40 vagas
(mínimo de 10 inscritos)

Carga horária

24 horas

Professores responsáveis

Prof. Dr. Francisco Sérgio Bernardes Ladeira (IGE/UNICAMP) e Profa. Dra. Selma Simões de Castro (LSO/ESALQ/USP)

Investimento

Até 01/09/2022 - R$ 200,00 Após 01/09/2022 - R$ 250,00

Sobre a excursão

São Pedro é uma estância climática localizada na região central do estado de São Paulo a 39 km da cidade de Piracicaba, no sopé da serra homônima. A serra apresenta escarpas que a  separam da denominada Depressão Periférica Paulista (caracterizada especialmente por sedimentos do Permiano ao Jurássico) e o Planalto Ocidental Paulista (caracterizado pelos sedimentos Cretáceos do Grupo Bauru). A cuesta propriamente dita é sustentada pelas formações Serra Geral (basaltos) e Botucatu (arenitos silicificados). Localmente, nas porções mais elevadas do reverso da cuesta afloram os sedimentos paleógenos da Formação Itaqueri e na base da cuesta, recobrindo a superfície, ocorrem depósitos quaternários.

RBMS - Imagem - São Pedro 1

A excursão tem por objetivo geral mostrar aos participantes as microestruturas indicadoras de pedogênese de solos representativos da região, desenvolvidos sobre rochas sedimentares e basálticas da Bacia Sedimentar do Paraná, que testemunham a compreensão da evolução morfopedológica das paisagens da região. 

O roteiro prevê no 1º dia paradas nos perfis de Neossolo Quartzarênico órtico, de Latossolo Vermelho Amarelo e Argissolo Vermelho Amarelo e trecho com as cascalheiras de terraços fluviais escalonados do glacis de São Pedro. No 2º dia as paradas serão em perfis de Latossolo Amarelo, Plintossolo e paleossolos silicificados das Serras de São Pedro e Itaqueri. 

Equipe de apoio

Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela, Dr. Marcos Roberto Pinheiro, ambos do Laboratório de Pedologia do Departamento de Geografia da USP, Prof. Dra. Sheila Aparecida Correia Furquim da UNIFESP e André Mateus Barreiros.

Alguma dúvida?

Envie suas dúvidas agora mesmo!