A língua oficial do evento é o português, porém as conferências/palestras e apresentações orais poderão ser feitas em português, inglês ou espanhol, devido procedência dos convidados segundo a preferência destes.
Não haverá tradução simultânea.
Os resumos deverão ser elaborados em português e inglês e de acordo com as normas para submissão de trabalhos. As apresentações orais e dos pôsteres deverão ser em português.
Serão aceitos apenas resumos e bilíngues (português e inglês), em páginas separadas. A exigência bilíngue decorre da necessidade de dar maior visibilidade aos trabalhos feitos no País.
No ato da submissão, o autor-principal e, ou apresentador do trabalho deverá indicar no formulário de submissão se há preferência para apresentação como Pôster ou Oral. Contudo, a Comissão Científica poderá alterar o formato segundo a pontuação obtida.
As informações fornecidas no formulário de submissão são de inteira responsabilidade do autor-principal ou apresentador responsável pela submissão do resumo.
Os nomes de todos os autores do trabalho deverão ser inseridos no formulário de submissão.
O apresentador deverá ser indicado sublinhando-se seu nome constante do resumo e será responsável pela comunicação com a Comissão Organizadora e pela apresentação do trabalho no formato aprovado (oral ou pôster).
O autor principal é considerado o responsável (líder) pelo trabalho, o qual poderá submeter até 2 (dois) resumos, encaminhados em formulários de submissão separados. O apresentador do trabalho poderá ou não ser o autor principal, e poderá apresentar 2 (dois) ou mais trabalhos, desde que não seja o autor principal. Caso seja o autor principal só poderá apresentar até 2 (dois) trabalhos.
O Resumo deverá indicar o eixo temático em que se insere o tema abordado, podendo a Comissão Científica indicar outro eixo após sua análise e avaliação, o que será informado ao responsável. Os eixos são:
Eixo 1: Micromorfologia aplicada à gênese, morfologia e classificação de solos
Eixo 2: Micromorfologia aplicada a comportamento e funcionamento de solos
Eixo 3: Micromorfologia aplicada a Arqueologia
Eixo 4: Micromorfologia aplicada ao estudo de Geomorfologia e Paleossolos
Eixo 5: Micromorfologia aplicada a Geologia e Depósitos Quaternários
Eixo 6: Micromorfologia aplicada ao estudo da Biota do solo
Eixo 7: Micromorfologia aplicada à Engenharia (Geotecnia)
Eixo 8: Técnicas complementares à Micromorfologia de Solos
Para a submissão dos resumos é necessário que o autor principal ou responsável pela apresentação do trabalho faça a inscrição no evento e efetue o pagamento da mesma.
O modelo para elaboração dos Resumos está indicado no formulário de submissão (template). Deverá conter de 300 a 500 palavras, excluídos o cabeçalho, autores, instituições e as referências (se houver), no máximo 5 (cinco) e desde que tenham sido citadas no texto. Não é necessário escrever a palavra resumo antes do texto.
O tamanho do papel deve ser A4 (210 × 297 mm). As margens da página devem ser 2,5 cm de cada lado. A fonte deve ser Times New Roman, 12. em todo o resumo. O espaçamento é simples. Mas deixar espaço duplo entre o título e os autores e entre estes e suas instituições, bem como entre as instituições e o texto do resumo.
O cabeçalho contendo Título, autor(es) (máximo cinco) seguido(s) de sobrescrito(s), numerado(s) em ordem crescente quando dois ou mais autores, correlativos das suas instituições que devem ser inseridas abaixo, por extenso.
O título deverá ser em negrito, apenas com as iniciais e eventuais nomes próprios em maiúsculas, o restante em minúsculas.
Os nomes dos autores deverão ser feitos apenas com as iniciais em maiúsculas e o restante em minúsculas. O primeiro nome (simples ou composto) deve ser por extenso, seguido da (s) inicial (ais) de sobrenome (s) intermediário (s) e finalizados pelo sobrenome principal, simples ou composto, por extenso, exemplos: Maria P. da Silva, José Maria S.M. da Costa, André Luiz S. Araújo Filho. O nome do autor-principal ou apresentador deve ser sublinhado. Exemplo José Maria S.M. da Costa.
O resumo deverá ter texto corrido, sem subtítulos, contemplando: o problema focado, o objetivo geral, aspectos da revisão da literatura relevantes para o trabalho, a metodologia, os resultados/discussão e as conclusões. Abaixo do texto deverão ser indicadas de três a cinco Palavras-Chave, separadas por ponto-e-vírgula. Pode haver citação quando necessário, a (s) qual(is) deve(m) ser incluída(s) como Referências abaixo das Palavras-chave.
As grafias do(s) nome(s) do(s) autor(es) e do texto são de inteira responsabilidade do autor-principal. Uma vez aceito pela Comissão Científica e informado ao autor-principal, não serão mais realizadas correções no trabalho submetido.
A análise e julgamento de avaliação dos resumos será realizada pela Comissão Científica, a qual estabelecerá a pontuação obtida em cada um, com base nos seguintes critérios:
Serão selecionados alguns trabalhos para apresentação Oral entre os que obtiverem as melhores pontuações na avaliação do resumo realizada pela Comissão Científica.
O resultado será informado pela Comissão Organizadora no endereço indicado no formulário de submissão
Não será permitido efetuar alteração nos resumos após o aceite final.
Os pôsteres deverão ter dimensão de 90 x 120 cm e confeccionados pelos autores segundo o modelo disponibilizado no site do evento, contendo a logomarca e o cabeçalho do evento. Deverá ser impresso em papel ou lona.
Cada um deverá ter no topo uma faixa de 15 x 90 cm contendo a logomarca do evento à esquerda, o título do evento ao centro e a instituição de origem do (s) autor(es) a direita.
Os pôsteres estarão organizados por eixo temático, conforme local indicado no Programa. Os mesmos deverão ser levados prontos e expostos no referido local e data indicados. A Secretaria disponibilizará material para a fixação.
Durante a exposição dos pôsteres os apresentadores deverão estar presentes para esclarecimentos e responder questões feitas pelo público.
Os pôsteres deverão ser retirados após o término da sessão anterior à do Encerramento.
As apresentações orais não coincidirão com outras atividades, de modo a estimular a participação de todos.
As apresentações deverão ser feitas em Power Point em template a ser fornecido no site do evento.
As apresentações orais contarão com um (a) coordenador(a) que indicará o título do trabalho e o nome do (a) apresentador (a), bem como controlará o tempo e a ordem das questões.
Em caso de ausência do(a) apresentador(a), o (a) coordenador (a) poderá chamar o trabalho seguinte obedecendo a ordem publicada no Programa.
O tempo para apresentação oral será de 10 minutos, seguidos de 5 minutos para responder às questões feitas dos participantes presentes.
Haverá equipamentos multimídia (Datashow) e, caso necessário, microfone, para as apresentações orais, não sendo permitido o uso de equipamentos pessoais. O (A) apresentador (a) deverá disponibilizar seu pen drive com a apresentação ao setor de multimídia até 1 hora antes do início da sessão, em local a ser indicado pela Secretaria do evento, para que a mesma seja devidamente copiada e salva.
A apresentação deverá contemplar os mesmos itens dos resumos, naturalmente ampliados e ilustrados. Recomenda-se que as ilustrações, sobretudo fotomicrografias, sejam salvas no Power Point como figuras para não tomar muita memória.
O arquivo contendo a apresentação deverá ser entregue em Pen drive no local de apresentação, previamente, de modo a evitar quaisquer imprevistos. Não serão aceitos CDROM. O pen drive será devolvido assim que o arquivo seja salvo na home do evento pelo operador do sistema audiovisual.
Deverá ser feita em Power Point e deverá ter no topo da primeira página a logomarca do evento conforme modelo anexo.
Os certificados de participação e de apresentação dos trabalhos serão digitais e on line, disponibilizados no site da IRBMS, cujas instruções e datas serão divulgadas oportunamente.
Os certificados emitidos pela Secretaria da IRBMS serão:
Prazo para envio dos resumos foi prorrogado para o dia 25 de outubro!
Os pagamentos por boleto demoram alguns dias para compensar. Só depois da compensação é que o resumo pode ser enviado.
A plataforma para submissão de resumos já está disponível! Acesse agora: