Normas para elaboração e apresentação dos resumos

Línguas do evento

A língua oficial do evento é o português, porém as conferências/palestras e apresentações orais poderão ser feitas em português, inglês ou espanhol, devido procedência dos convidados segundo a preferência destes.

Não haverá tradução simultânea.

Os resumos deverão ser elaborados em português e inglês e de acordo com as normas para submissão de trabalhos. As apresentações orais e dos pôsteres deverão ser em português.

Normas para submissão de trabalhos

Serão aceitos apenas resumos e bilíngues (português e inglês), em páginas separadas. A exigência bilíngue decorre da necessidade de dar maior visibilidade aos trabalhos feitos no País.

No ato da submissão, o autor-principal e, ou apresentador do trabalho deverá indicar no formulário de submissão se há preferência para apresentação como Pôster ou Oral. Contudo, a Comissão Científica poderá alterar o formato segundo a pontuação obtida.

As informações fornecidas no formulário de submissão são de inteira responsabilidade do autor-principal ou apresentador responsável pela submissão do resumo. 

Os nomes de todos os autores do trabalho deverão ser inseridos no formulário de submissão.

O apresentador deverá ser indicado sublinhando-se seu nome constante do resumo e será responsável pela comunicação com a Comissão Organizadora e pela apresentação do trabalho no formato aprovado (oral ou pôster).

O autor principal é considerado o responsável (líder) pelo trabalho, o qual poderá submeter até 2 (dois) resumos, encaminhados em formulários de submissão separados. O apresentador do trabalho poderá ou não ser o autor principal, e poderá apresentar 2 (dois) ou mais trabalhos, desde que não seja o autor principal. Caso seja o autor principal só poderá apresentar até 2 (dois) trabalhos.

O Resumo deverá indicar o eixo temático em que se insere o tema abordado, podendo a Comissão Científica indicar outro eixo após sua análise e avaliação, o que será informado ao responsável. Os eixos são:

Eixo 1: Micromorfologia aplicada à gênese, morfologia e classificação de solos

Eixo 2: Micromorfologia aplicada a comportamento e funcionamento de solos

Eixo 3: Micromorfologia aplicada a Arqueologia

Eixo 4: Micromorfologia aplicada ao estudo de Geomorfologia e Paleossolos

Eixo 5: Micromorfologia aplicada a Geologia e Depósitos Quaternários

Eixo 6: Micromorfologia aplicada ao estudo da Biota do solo

Eixo 7: Micromorfologia aplicada à Engenharia (Geotecnia)

Eixo 8: Técnicas complementares à Micromorfologia de Solos

Pagamento de inscrição dos autores

Para a submissão dos resumos é necessário que o autor principal ou responsável pela apresentação do trabalho faça a inscrição no evento e efetue o pagamento da mesma.

Modelo de resumo

O modelo para elaboração dos Resumos está indicado no formulário de submissão (template). Deverá conter de 300 a 500 palavras, excluídos o cabeçalho, autores, instituições e as referências (se houver), no máximo 5 (cinco) e desde que tenham sido citadas no texto. Não é necessário escrever a palavra resumo antes do texto.

O tamanho do papel deve ser A4 (210 × 297 mm). As margens da página devem ser 2,5 cm de cada lado. A fonte deve ser Times New Roman, 12. em todo o resumo. O espaçamento é simples. Mas deixar espaço duplo entre o título e os autores e entre estes e suas instituições, bem como entre as instituições e o texto do resumo. 

O cabeçalho contendo Título, autor(es) (máximo cinco) seguido(s) de sobrescrito(s), numerado(s) em ordem crescente quando dois ou mais autores, correlativos das suas instituições que devem ser inseridas abaixo, por extenso.

O título deverá ser em negrito, apenas com as iniciais e eventuais nomes próprios em maiúsculas, o restante em minúsculas. 

Os nomes dos autores deverão ser feitos apenas com as iniciais em maiúsculas e o restante em minúsculas. O primeiro nome (simples ou composto) deve ser por extenso, seguido da (s) inicial (ais) de sobrenome (s) intermediário (s) e finalizados pelo sobrenome principal, simples ou composto, por extenso, exemplos: Maria P. da Silva, José Maria S.M. da Costa, André Luiz S. Araújo Filho. O nome do autor-principal ou apresentador deve ser sublinhado. Exemplo José Maria S.M. da Costa. 

O resumo deverá ter texto corrido, sem subtítulos, contemplando: o problema focado, o objetivo geral, aspectos da revisão da literatura relevantes para o trabalho, a metodologia, os resultados/discussão e as conclusões. Abaixo do texto deverão ser indicadas de três a cinco Palavras-Chave, separadas por ponto-e-vírgula. Pode haver citação quando necessário, a (s) qual(is) deve(m) ser incluída(s) como Referências abaixo das Palavras-chave. 

As grafias do(s) nome(s) do(s) autor(es) e do texto são de inteira responsabilidade do autor-principal. Uma vez aceito pela Comissão Científica e informado ao autor-principal, não serão mais realizadas correções no trabalho submetido.

Análise e julgamento dos resumos

A análise e julgamento de avaliação dos resumos será realizada pela Comissão Científica, a qual estabelecerá a pontuação obtida em cada um, com base nos seguintes critérios: 

  • qualidade da redação e organização do texto (ortografia, gramática   e objetividade/clareza) (2 pontos)
  • originalidade e relevância do trabalho (3 pontos);
  • articulação teórica e metodológica expressas na interpretação (3 pontos);
  • inovação quanto ao tema e, ou métodos (2 pontos)

Serão selecionados alguns trabalhos para apresentação Oral entre os que obtiverem as melhores pontuações na avaliação do resumo realizada pela Comissão Científica. 

O resultado será informado pela Comissão Organizadora no endereço indicado no formulário de submissão 

Não será permitido efetuar alteração nos resumos após o aceite final.

Normas para apresentações de pôsteres

Os pôsteres deverão ter dimensão de 90 x 120 cm e confeccionados pelos autores segundo o modelo disponibilizado no site do evento, contendo a logomarca e o cabeçalho do evento. Deverá ser impresso em papel ou lona.

Cada um deverá ter no topo uma faixa de 15 x 90 cm contendo  a logomarca do evento à esquerda, o título do evento ao centro e a instituição de origem do (s) autor(es) a direita. 

Os pôsteres estarão organizados por eixo temático, conforme local indicado no Programa. Os mesmos deverão ser levados prontos e expostos no referido local e data indicados. A Secretaria disponibilizará material para a fixação.

Durante a exposição dos pôsteres os apresentadores deverão estar presentes para esclarecimentos e responder questões feitas pelo público. 

Os pôsteres deverão ser retirados após o término da sessão anterior à do Encerramento. 

Normas para apresentações orais

As apresentações orais não coincidirão com outras atividades, de modo a estimular a participação de todos.

As apresentações deverão ser feitas em Power Point em template a ser fornecido no site do evento.

As apresentações orais contarão com um (a) coordenador(a) que indicará o título do trabalho e o nome do (a) apresentador (a), bem como controlará o tempo e a ordem das questões.

Em caso de ausência do(a) apresentador(a), o (a) coordenador (a) poderá chamar o trabalho seguinte obedecendo a ordem publicada no Programa.

O tempo para apresentação oral será de 10 minutos, seguidos de 5 minutos para responder às questões feitas dos participantes presentes.

Haverá equipamentos multimídia (Datashow) e, caso necessário, microfone, para as apresentações orais, não sendo permitido o uso de equipamentos pessoais. O (A) apresentador (a) deverá disponibilizar seu pen drive com a apresentação ao setor de multimídia até 1 hora antes do início da sessão, em local a ser indicado pela Secretaria do evento, para que a mesma seja devidamente copiada e salva.      

A apresentação deverá contemplar os mesmos itens dos resumos, naturalmente ampliados e ilustrados. Recomenda-se que as ilustrações, sobretudo fotomicrografias, sejam salvas no Power Point como figuras para não tomar muita memória.

O arquivo contendo a apresentação deverá ser entregue em Pen drive no local de apresentação, previamente, de modo a evitar quaisquer imprevistos. Não serão aceitos CDROM. O pen drive será devolvido assim que o arquivo seja salvo na home do evento pelo operador do sistema audiovisual. 

Deverá ser feita em Power Point e deverá ter no topo da primeira página a logomarca do evento conforme modelo anexo. 

Certificados

Os certificados de participação e de apresentação dos trabalhos serão digitais e on line, disponibilizados no site da IRBMS, cujas instruções e datas serão divulgadas oportunamente.

Os certificados emitidos pela Secretaria da IRBMS serão:

  • Certificado de participação para os inscritos e presentes no evento;
  • Certificado de apresentação de pôster ao apresentador do mesmo; 
  • Certificado de apresentação oral ao apresentador do mesmo. 
  • Certificado de autoria para todos os coautores;
 

Prazos para submissão de resumos

Prazo para envio dos resumos foi prorrogado para o dia 25 de outubro!

Os pagamentos por boleto demoram alguns dias para compensar. Só depois da compensação é que o resumo pode ser enviado.

Submissão de resumos

A plataforma para submissão de resumos já está disponível! Acesse agora: